Seja bem vindo forasteiro(a)!

      Comentários desativados em Seja bem vindo forasteiro(a)!

É com muito orgulho e receio que lanço, na imensidão do ciberespaço, este meu pequeno, singelo e humilde blog sobre ficção científica. O projeto “Cérebro Positrônico” nasceu da ideia de convergir dois interesses particulares: o universo da ficção científica – representada nas mais diversas mídias, como filmes, livros, séries e jogos de videogame – e a produção de textos opinativos. Deste modo minhas reflexões não ficarão poluindo timelines alheias, ao mesmo tempo em que darei alguma finalidade, por mais boba que seja, a todo tempo que gasto consumindo produções relacionadas à temática. Espero que esse espaço também possa motivar, incentivar ou ao menos levantar certos questionamento a forasteiros interessados nos temas que aqui tratarei. Por isso convido a todos a deixarem opiniões, reclamações, sugestões e ideias na caixa de comentários, seja neste post ou em qualquer outro que postarei. Afinal, toda escrita é inútil sem leitores e toda ideia é pobre, se não for debatida. Tentarei fazer do “Cérebro Positrônico” o espaço mais aberto, democrático e plural possível.

Mas o que esperar do conteúdo aqui postado? Existem centenas de ótimos sites e blogs na internet capazes de realizar resenhas e indicar conteúdo a ser consumido. De pouca serventia seria mais um blog dizendo o que outros já dizem com maior esmero. Focarei a maior parte do conteúdo deste blog em reflexões levantadas ao longo do consumo da obra, a relacionando com outras temáticas que compõe meu interesse, como política, sociologia, antropologia, cultura, ciência ou qualquer outra coisa que eu seja capaz de pensar. O intuito é descobrir – como o slogan diz – até onde a ficção científica pode nos levar.  Isto significa que escrevei, na maioria das vezes, tendo em mente que o leitor já tenha lido o livro referido, assistido ao filme ou jogado o game que debaterei. Os posts que seguirão esta lógica serão como um convite, uma proposta de leitura da obra olhando por certa temática, ou se preferirem, uma forma de se debater um tema utilizando certa obra da ficção científica. Existirão, entretanto, posts que seguirão uma estrutura diferentes.  Os textos do blog serão estruturados em “colunas”, cada qual contendo sua própria temática e seu próprio estilo. Você pode conhecer melhor as colunas clicando no link da barra superior ou então aqui. Além desta divisão os textos postados estão também subdivididos  em categorias conforme a mídia utilizada para criar o post, pois a proposta do blog é explorar a ficção científicas nas mais diversas mídias culturais. Para filtrar o conteúdo entre Literatura, Cinema e Video-Game, é possível utilizar o menu lateral da direita, intitulado “Categorias”.

Refaço deste modo o convite para que possamos, juntos, desbravar as fronteiras da ficção científica! Sejam todos(as) muito bem vindos(as)!