Colunas

Os textos deste blog estão organizados em diversas colunas, que agrupam textos com estilos e temáticas semelhantes. Veja abaixo como cada coluna funcionará:

Paralelos

Como o próprio título indica, esta coluna será formada por textos que fazem um “paralelo” entre uma (ou mais) obra específica e algum outro tema de relevância social, política, cultural ou científica. Ou qualquer outro tema que eu queira.
A intenção dos textos marcados “paralelos” é realizar uma reflexão à partir da obra e a extrapolação de seus limites. Ora seguirão a intencionalidade clara atribuída pelo autor, ora tomará um rumo mais livre. Por isto tais textos poderão – e muito provavelmente terão – spoilers sobre o enredo e elementos da obra. Recomenda-se, portanto, que a leitura do texto seja feita após o consumo da obra.

Medo Científico

Os textos desta coluna traçarão um paralelo entre as obras da ficção científica e o “medo científico”: o medo do pensamento moderno e suas particularidades. Você pode compreender melhor o conceito de “Medo Científico” através deste post.
Estes textos também poderão apresentar, deste modo, spoilers sobre o enredo das obras utilizadas para a análise. Recomenda-se, então, sua leitura após o consumo da obra.

FCbr

FCbr é uma sigla para “Ficção Científica Brasileira” e, como o próprio título indica, a coluna apresentará obras de ficção científica produzida em terras tupiniquins. Como o objetivo é fazer uma indicação da obra, os textos desta coluna não apresentarão spoilers significativos. É o mais próximo de uma “resenha” que será possível encontrar no site.

Distopias

Auto-explicativo, os textos desta coluna visam apresentar o mundo distópico criado por alguma obra da ficção científica. Como o intuito é apresentar a ambientação de mundo e suas implicâncias, os textos não conterão spoilers e nem tratarão dos detalhes sobre o enredo e/ou acontecimentos.

Maquinário

Uma espécie de “glossário” que abordará as máquinas, ferramentas e criações do universo da ficção científica, procurando sempre compreender seu impacto na obra e as possíveis reflexões geradas ou sugeridas pelo autor.

Metadados

Esta coluna será compostas por textos que exploram a da ficção científica em si, seu processo criativo, suas características, a criação de enredos, narrativas e universos. A princípio ela se chamaria “metalinguagem”, pois usarei da linguagem para dizer a respeito da escrita. Mas como o propósito do site é utilizar diversas mídias como referências, e não só a literatura, achei mais apropriado utilizar “Metadados”.

On-Topic

Um pequeno espaço no blog para falar de assuntos que não dizem respeito, propriamente, à ficção científica. Como por exemplo cidadania, política, sociedade e assuntos polêmicos do momento . Como acredito que tais temáticas transpassam, na realidade, todos os demais assuntos, inclusive a ficção científica, resolvi denominar a coluna de “on” topic, ao invés do tradicional “off” topic.

Diário de bordo

Nesta coluna trarei textos mais pessoais, relatando experiências com a ficção científica ao longo de minha vida.